Como fazer abertura de empresa: passo a passo

A abertura de empresa é fundamental para regularizar um negócio, além de oferecer diversas vantagens, tais como a emissão de nota fiscal e acesso ao crédito.

A abertura de empresa é essencial para os empreendedores que desejam consolidar e expandir seu negócio. Afinal, através dela a empresa passa a existir sob a lei, emitir notas fiscais e usufruir de benefícios e negociações.

Além disso, empresas legalizadas têm maior credibilidade diante do mercado e acesso facilitado a crédito junto às instituições bancárias e financeiras. O processo de abertura é simples e rápido, mas é preciso se atentar a todos os passos. Em alguns casos, você mesmo pode dar início ao processo de forma totalmente online. Porém, essa condição é válida para microempreendedores individuais, denominados MEI.

Abertura de empresa: veja o passo a passo

1. Elabore um plano de negócios

O plano de negócio é essencial para auxiliar no direcionamento da empresa. Nele, devem constar a missão, visão, valores, metas, objetivos, estratégias e as ações que deverão ser colocadas em prática. 

2. Escolha o tipo de empresa

Os tipos de empresa estão ligados à sua natureza jurídica, ou seja, se o negócio será registrado como MEI, Empresa Individual, Sociedade Limitada, Empresa de Pequeno Porte, Empresa de médio e grande porte, entre outros. 

A escolha do tipo ideal depende de alguns critérios e deve contar com um profissional contábil. Dentre esses critérios estão, por exemplo, o porte da empresa, o número de sócios, a previsão de faturamento, o segmento de atuação, entre outros.

O contador é o profissional adequado para  orientar sobre essa decisão. 

3. Escolha do regime tributário 

Os principais regimes tributários no Brasil são: 

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real. 

Embora boa parte dos empresários prefiram o Simples Nacional pela facilidade na hora de declarar seus impostos, nem todas as empresas podem optar por ele. As grandes empresas, por exemplo, não podem utilizar o Simples.

Dessa forma, a escolha do regime tributário deve considerar o faturamento e o tipo de atividade desempenhada. Por isso, o acompanhamento de um profissional contábil é essencial para uma escolha adequada.

4. Contratação de um contador

O contador é responsável por resolver todas as questões relacionadas ao processo de abertura de empresa, efetuar os registros nos órgãos reguladores e solicitar as devidas licenças.

Esse é o momento em que a empresa passa a ter uma identidade, por meio do CNPJ, efetua o registro na Junta Comercial do Estado e solicita os Alvarás e Licenças conforme a atividade desempenhada e o tipo de negócio.

Na hora de escolher esse profissional é fundamental avaliar sua experiência, especialização, custos dos serviços e nível de confiabilidade.

5. Apresentação da documentação necessária

O responsável pela   empresa e os sócios, se houver, precisam apresentar seus documentos pessoais, como RG. CPF. Além disso, é preciso providenciar também os documentos da empresa. São eles: contrato social, ata da constituição, entre outros.

A GR3 Contábil pode ser a sua parceira na abertura de empresa

Com a GR3 Contábil, seu negócio terá a assessoria que precisa desde o momento da abertura da empresa e na entrega de suas obrigações fiscais.

Especialistas na prestação de serviços contábeis para empresas de pequeno, médio e grande porte, a GR3 tem como objetivo facilitar a rotina contábil do seu empreendimento com soluções práticas. Faça contato conosco!