Gestão de caixa: por que é tão importante?

A gestão de caixa consiste no acompanhamento de todas as movimentações financeiras, buscando o equilíbrio entre entradas e saídas.

A gestão de caixa consiste na ação de acompanhar as movimentações financeiras para identificar gargalos, resolvê-los e, assim, promover o equilíbrio entre as entradas e as saídas financeiras, para garantir a lucratividade do negócio.

Muitos empresários enfrentam dificuldades financeiras mesmo com um bom produto ou serviço. A grande maioria delas é fruto da má gestão financeira. Por isso, aprender sobre a administração das finanças é essencial para ter um negócio promissor.

Leia este artigo para entender sobre a importância de investir tempo e obter conhecimento sobre como administrar as finanças de forma eficiente e assim promover o crescimento da empresa.

Gestão de caixa: conheça 4 benefícios dessa estratégia

1. Prevenção de crises financeiras

As crises financeiras, em sua grande maioria, são causadas pela má gestão das finanças. Obviamente, os fatores externos, como crises econômicas no mercado, podem influenciar negativamente no bom andamento dos negócios.

Portanto, ao promover uma administração eficaz das finanças é possível evitar problemas de finanças e falência. 

2. Tomada de decisões estratégias

Conhecer profundamente a real situação financeira da sua empresa permite que as decisões estratégicas sejam tomadas com maior clareza. Portanto, quando o assunto são os investimentos, as contratações e a expansão do negócio, é possível agir com maior assertividade.

3. Planejamento financeiro eficiente

O planejamento financeiro é indispensável para a administração de um negócio promissor. Por meio de uma gestão de caixa eficiente, é possível elaborar um plano com objetivos a curto, médio e longo prazo.

4. Melhor relação com bancos e fornecedores

Uma empresa que promove uma gestão de caixa eficiente mantém o pagamento de suas contas sempre em dia. Dessa forma, seu relacionamento com bancos e fornecedores é melhor, inclusive podendo aproveitar de taxas e condições exclusivas para solicitação de créditos e nas negociações. 

Dicas para uma boa gestão de caixa

  • Controle rigoroso das entradas e saídas: essa ação é indispensável para acompanhar as movimentações, identificar gargalos e resolvê-los. 
  • Previsão de fluxo de caixa: por meio de uma gestão rigorosa das finanças é possível fazer projeções realistas das entradas e saídas de dinheiro.
  • Gestão de contas a receber e a pagar: ao controlar os recebimentos e pagamentos para evitar atrasos, evita-se multas, o que seria uma perda financeira irreparável para o negócio
  • Análise de indicadores financeiros: acompanhar indicadores como o ciclo financeiro e o ponto de equilíbrio é uma ação essencial para manter o controle sobre o caixa.

Conte com a GR3 Contábil na sua gestão de caixa

Com a GR3 Contábil sua empresa terá o suporte especializado que precisa para promover uma gestão de caixa eficiente. Por isso, conte com uma consultoria contábil completa, planejamento tributário, consultoria para empregador e declaração de imposto de renda pessoa física, além de auditoria contábil. Com atendimento personalizado, rápido e online, a GR3 aumenta a eficiência da sua gestão. Entre em contato ainda hoje.