Precificação de serviços: como fazer?

precificação de serviços

Está pensando em abrir um negócio e não sabe como funciona a precificação de serviços? Hoje, você entende as principais implicações e passos na hora de precificar. A precificação é extremamente relevante quando falamos da sustentabilidade do seu negócio e de garantir que ele siga funcionando bem.

Precificação de serviços: por que ela é tão importante?

Aprender a forma correta de precificar um produto é essencial para ter uma previsibilidade de lucros e conseguir manter seu negócio em pleno funcionamento. Além disso, o preço também é uma questão de influência que se relaciona com o público que você deseja alcançar. Por isso, exige também pesquisa de mercado.

Veja a seguir algumas dicas importantes.

1. Avalie os custos

Para fazer uma precificação de serviços justa é preciso avaliar os custos dos materiais e da mão de obra necessários para a realização da atividade. Eles são chamados de custos diretos, pois são essenciais para o funcionamento do seu negócio.

Além disso, é preciso considerar ainda: 

  • despesas com aluguel;
  • contas a pagar;
  • ações de comunicação;
  • marketing;
  • demais gastos inerentes ao funcionamento do negócio.

Sendo assim, é importante fazer o registro de todo o ônus e somar para saber o valor necessário para manter as atividades da empresa. Essa informação será a base para a precificação de seu serviço. 

2. Analise a concorrência

Antes de colocar preço no seu serviço, é importante pesquisar sobre os preços praticados pela concorrência. Caso queira colocar um preço mais alto, veja como agregar valor ao seu serviço e assim conseguir cobrar mais.

Além disso, cuidado com preços muito baixos a fim de desbancar a concorrência, pois se os valores cobrados não forem suficientes para cobrar as despesas e gerar lucro, seu negócio será insustentável. 

3. Defina sua margem de lucro

Para uma precificação de serviços justa é importante definir qual será sua margem de lucro para conseguir um valor satisfatório. Afinal, essa é a forma de ganhar o seu sustento.

Além disso, é importante pensar nessa etapa como uma ferramenta estratégica de crescimento. Sendo assim, é preciso promover uma boa gestão de caixa eficiente para obter recursos extras para investir na ampliação da atividade. 

4. Defina quais serão seus métodos de precificação 

É possível usar o método de custo e margem de lucro. Ao utilizá-lo, você deverá fazer o levantamento de custos e somar o valor total com a margem de lucro que deseja obter.

Outro método é precificar por meio do valor percebido, ou seja, a base é definir o preço com base no valor que o cliente atribui ao serviço. 

Avaliar a concorrência também é uma forma de ter informações para auxiliar na definição adequada do valor a ser cobrado. É importante manter o equilíbrio entre não cobrar valores elevados demais ou muito baixos. 

Por fim, você pode adotar a estratégia de preços promocionais, aproveitando a sazonalidade para atrair mais clientes.

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