Erros pela falta de contabilidade

O que você acha sobre a área contábil de uma empresa? Será que ela é tão necessária assim?

A resposta é sim. A contabilidade é de extrema importância, é uma fonte de informação, as atividades são variadas e complexas, mas está 100% ligada ao dinheiro investido dentro de uma organização, nos custos, capital, tributos, etc. A falta dela pode acarretar em diversos problemas e erros, e isso afetará de forma negativa sua empresa como um todo.

Vamos entender um pouco sobre os principais erros que essa falta pode acarretar:

EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS

As Notas Fiscais são essenciais e falta delas podem trazer contratempos. Elas comprovam a transação entre duas empresas ou entre empresa e pessoa física, além de conferir pagamentos de impostos e tributos. Quando você deixa de emitir uma Nota Fiscal, é bem provável que isso acarretará em multas, comprometendo a saúde financeira do seu serviço.

– DESCARTE DE COMPROVANTE DE GASTOS

Quando se descarta os comprovantes de consumos de sua empresa, mesmo das menores compras, você acaba perdendo o controle de cada gasto. Isso gera complicações como fluxo de caixa, erros nos relatórios e até nos impostos, a fiscalização será feita de forma errada e a empresa pagará um valor menor, isso ocasionará em uma futura penalidade.

– FLUXO DE CAIXA

Todos temos preocupação com o que entra e sai da empresa, certo? Com cartões, cheques e contas bancárias não é tão difícil de ter controle. Mas e aqueles pequenos gastos do dia-a-dia? Se não tivermos o controle exato de cada centavo gasto, todos os dias dentro da organização, isso ocasionará em um grande prejuízo, podendo até trazer a empresa à falência.

– ATRASO NOS PAGAMENTOS

Outro problema originado pela falta de contabilidade é o atraso de pagamentos, sejam eles salários, fornecedores, impostos ou outros consumos da empresa. São muitos pagamentos a serem feitos durante o mês e é comum alguma conta acabar sendo esquecida ou perdida. Então é extremamente necessário um monitoramento preciso de todos os pagamentos.

– CÁLCULOS ERRADOS

Errar é algo comum, ainda mais quando se tem outras preocupações, mas quando se tem um erro nos cálculos da organização, você gera problemas ainda maiores. Por isso é importante ter alguém focado 100% nessas operações, a chance de errar é menor e sua empresa estará sempre um passo à frente.