Controle de despesas para pequenas empresas

O controle de despesas é o gerenciamento dos custos de uma empresa ou finanças de uma pessoa física. Entenda como funciona.

O controle de despesas é o ato de gerenciar as finanças visando aumentar a lucratividade e reduzir os prejuízos. Essa ação pode ser aplicada para pessoa física ou jurídica. Sendo assim, é fundamental anotar todas as entradas e saídas, custos e despesas para obter as informações necessárias e promover um gerenciamento efetivo.

Tanto na rotina de uma empresa como de uma pessoa física, o controle das finanças é indispensável para evitar descontroles financeiros. Por isso, separamos 7 dicas essenciais para te auxiliar nessa questão.

Controle de despesas: conheça nossas 4 dicas

1. Promova o controle das finanças

A planilha de registros de todas as movimentações financeiras é uma grande auxiliar para quem deseja ter melhor controle de despesas. No entanto, essa alternativa pode não ser viável para uma empresa, visto que a movimentação financeira é bem maior. 

Por isso, a melhor opção é contratar o serviço de BPO Financeiro, resultando em maior eficiência e rapidez no controle financeiro. Quanto maior a movimentação financeira, maior a necessidade de recursos tecnológicos modernos para mantê-la organizada.

2. Mantenha o pagamento das contas em dia

Atrasar o pagamento das contas é uma forma fácil de perder dinheiro, pois você está pagando por algo que não trará retorno, além da possibilidade de pagar juros. Portanto, se você quer manter o controle das despesas, é importante gerenciar as datas de pagamento. Se for preciso, crie um sistema de alerta ou faça uma relação dos boletos conforme a data de vencimento.

3. Acompanhe a produtividade dos seus funcionários

Essa dica é válida para pessoas jurídicas. A produtividade dos funcionários está inteiramente ligada à lucratividade da sua empresa. Além disso, é preciso avaliar os custos de cada contratado.

As despesas com colaboradores se enquadram na relação de custo fixo. Por isso, é importante que cada um deles ofereça o retorno esperado. Por isso, recomenda-se investir em treinamentos de capacitação, o que treina seus funcionários e também evita rotatividade de pessoal. 

Além disso, optar por contratação PJ ou terceirização pode ser uma alternativa para reduzir custos, mas é preciso se atentar a todos os trâmites legais desses contratos.

4. Separe as contas pessoais das contas da empresa

É importante não misturar as contas da empresa com as contas pessoais. Pode parecer óbvio, mas é um erro no qual gestores podem cair com facilidade. O dinheiro que entra no caixa da empresa deve ser utilizado somente na própria, seja para pagamentos, investimentos ou para guardar em um fundo. 

Além disso, todo empresário deve fazer uma retirada mensal, conhecida como pró-labore. Esse valor deve entrar nos registros como parte das despesas da empresa. Sendo assim, após o pagamento de todas as despesas, o valor que sobra no caixa deve ser reservado. Esse dinheiro pode servir para construir uma reserva de emergência, investir em maquinários ou na expansão do negócio.

Conte com a GR3 Contabilidade no seu controle de despesas

Se você precisa de auxílio para fazer o controle das despesas e na entrega das suas obrigações acessórias, a GR3 Contábil é sua melhor opção. Conte com especialistas em escrituração contábil para comércios e prestadores de serviços. Faça contato hoje mesmo!