Novidades sobre o imposto de renda 2024

Conheça todas as novidades sobre imposto de renda 2024, entenda as novas regras e evite erros na hora de declarar.

O período para declaração de imposto de renda 2024 já está em vigor. Verificar com antecedência se as informações preenchidas automaticamente estão corretas e se há algum dado faltando é fundamental para que nenhum erro ocorra na entrega. 

Imposto de renda 2024: O que muda em relação à faixa de isenção

Para declarar o imposto de renda 2024, é importante ficar atento aos detalhes que foram alterados desde o último período de entrega. Por isso o blog da GR3 Serviços Contábeis preparou este guia completo para você conhecer todas as novidades e não errar nada durante o preenchimento. 

Do ano passado para cá, uma das mudanças mais expressivas do IR tem a ver com o aumento da faixa de isenção. Algumas alterações já haviam sido apresentadas em maio do ano passado, quando as alíquotas foram atualizadas de acordo com uma base de cálculo mais ampla.

Essas alterações também previam políticas de valorização permanente do salário mínimo, o que deve considerar a consideração inflacionária do ano anterior e do crescimento do PIB em até dois anos anteriores.

Com a Medida Provisória nº 1.206/2024, que o presidente da república assinou em fevereiro, a amplitude da isenção ficou ainda um pouco maior. 

Agora, a tabela progressiva mensal do imposto de renda 2024 contempla como isentos aqueles que receberem rendimentos de até R$2.259,20.

Imposto de renda 2024: Como declarar

O processo para realizar o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda 2024 é feito  através da plataforma Meu Imposto de Renda, do Governo Federal. 

De acordo com dados da Receita Federal, até o início de abril cerca de 11 milhões de declarantes já haviam concluído seus registros na plataforma. No entanto, essa parcela representa pouco mais de 20% dos cidadãos obrigados a realizar esses trâmites.

Sendo assim, se você faz parte dos que precisam declarar o IR, faça isso o quanto antes, pois deixar para a última hora pode gerar consequências negativas, como o congestionamento do site e a falta de tempo para revisar dados importantes.

Em geral, as declarações de Imposto de Renda 2024 já vêm com informações pré-preenchidas pela própria RFB, que tem acesso ao histórico de declarações anteriores, assim como aos dados atrelados a bancos brasileiros. Dessa forma, fica mais fácil fazer a sua declaração.

Prazos para declaração

Como citado anteriormente, é fundamental realizar a declaração de IR dentro do prazo que a Receita Federal estabeleceu. O não cumprimento desse dever pode levar a problemas que vão desde multas e impedimentos jurídicos até, em casos mais graves, prisão por sonegação fiscal. 

Este ano, a data final para preencher o IR é 31 de maio, que pode se estender, como já ocorreu em anos anteriores. No entanto, não é bom contar com isso.

Etapas para a restituição de Imposto de Renda 2024

Após realizar o processo de declaração, a Receita pode estornar parte dos valores pagos em tributos, através da restituição do imposto de renda. Este ano, a tabela de restituição está dividida da seguinte forma:

  • Primeiro lote: 31 de maio
  • Segundo lote: 28 de junho
  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 30 de agosto
  • Quinto lote: 30 de setembro

E você? Precisa de ajuda para realizar a Declaração de Imposto de Renda 2024? Conte com os serviços da GR3.